2 CONGREGAÇÃO DO DIRCEU II
CULTO DE DOUTRINA
TEMA – EVITANDO CONTENDA
TEXTO – Pv. 20:3 Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido.
Introdução: Todos descobrem agora ou mais tarde que há bastante perturbação no mundo. Mas e ainda mais triste saber que alguns se esforçam para que haja perturbação na igreja, na casa de Deus.
I-AS CAUSAS DAS CONTENDAS
1.INTROMETIMENTO - nos negócios alheios, Pv.26:17 O que passando, se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas.Pv 18:6 Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. Quando a contenda surge no lar, na igreja, então bem-aventurado os pacificadores. Mas isto não e o mesmo de tomar o partido de alguém e nos entremetermos imprudentemente numa contenda. Não devemos nos entremeter nas questões aonde não somos chamados, só para beneficiar alguém quem nos admiramos ou amamos.
2.O MAU GÊNIO
Pv 14:29 O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura. Alguns se justificam dizendo eu tenho explosões de ira mais e uma coisa passageira.Também bombas detonam num instante, mas com grande prejuízo. Precisamos tomar cuidado antes de falarmos alguma coisa, pois as palavras quando ditas fora do tempo fazem estragos irreparáveis.
3.A INVEJA
Pv 27.4 O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja. A inveja persiste em meditar sobre o bom êxito do próximo e o meio de prejudicá-lo, os invejosos; não sentem prazer no sucesso dos outros. 1 Jo Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
4.A SOBERBA
1.Pv 13:10 Da soberba só provém a contenda. O soberbo tem um comportamento caracterizado por presunção, ou seja, uma atitude de superioridade, e, portanto, com imposição, com arrogância.
IIAS CONSEQUENCIAS DA CONTENDA
2.1.O rompimento dos laços íntimos
Pv 18:1 O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio. Quanto mais for o amor para com alguém, tanto maior e o desapontamento e a indignação se pecarmos contra ela. Quando os laços de intimidades são quebrados toda consideração e amor se esvai,.
2.2.A VERGONHA
Como é grande a vergonha que se sente depois de um ataque de ira, Pv 25:8 Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros.
2.3 A INFELICIDADE
A harmonia é uma antecipação do céu, a contenda é uma antecipação do inferno, Pv 17:1 É MELHOR um bocado seco, e com ela a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença. Há muitos lares pobres aonde reina a paz, e contentamento, há palácios ricos onde só há devassidão e contenda.
III. COMO ELIMINAR AS CONTENDAS
3.1.Eliminando os perturbadores Pv Lança fora o escarnecedor, e se irá a contenda; e acabará a questão e a vergonha. Eles devem ser lançados fora no sentido de não se confiar neles deforma alguma.
3.2. O AMOR
O amor produz paz e felicidade, o amor cobre todos os pecados. Mas o ódio excita contendas.
3.3. O CONTROLE DE SI MESMO
Alexandre o Grande, conquistou muitas nações, mas destruiu-se a si mesmo pela embriaguez. Pv 16:32 Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.
CONCLUSÃO: Para concluir: Bem-Aventurado Mt 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
Teresina Piauí, 17 de março de 2008.
Pr. Reinero Dantas Campos Verdes
E-mail prreine@uol.com.br