sábado, 19 de março de 2011

CULTO DE SANTA CEIA 2º CONGREGAÇÃO DIRCEU II



TEXTO - 1 Co 11:17-34
Introdução: A Ceia do Senhor é uma representação visível que simboliza a morte de Jesus por nossos pecados. Lembra-nos sua morte e a esperança gloriosa de sua volta para nos levar para o céu a sua santa morada.
Nossa participação nela fortalece nossa fé através da comunhão com Cristo e com os demais crentes.
Paulo reconheceu que existem diferenças entre os membros da igreja. Porém, quando desenvolvem divisões por vontade própria, tornam-se destrutivos para a congregação. Aqueles que causam divisões só servem para testar aqueles que são crentes genuínos. 1 CO 11:18,19 Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
A Ceia do Senhor, celebrada pela igreja primitiva. Incluía um banquete ou uma refeição em conjunto, seguida pela celebração da comunhão. Na igreja de Corinto. Tal refeição em conjunto se tornou uma ocasião em que algumas pessoas comiam e bebiam excessivamente, enquanto outras permaneciam famintas, não havia uma atitude atenciosa de compartilhar. Paulo condenou essa atitude e relembrou a igreja o significado da Ceia do Senhor vv, 21,22 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro se embriaga. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
O que a Ceia do Senhor significa? A igreja primitiva lembrava-se de que Jesus a instituir na noite da refeição pascoal (Lc 22:13-20), Da mesma maneira que a Páscoa celebrava a libertação da escravidão no Egito, a Ceia do Senhor celebra a libertação do pecado por meio da morte de Cristo.
. E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. vv 24,25.
Os cristãos apontam varias possibilidades diferentes para o que Cristo quis dizer por “Isto é o meu corpo”.
1-Alguns acreditam que o pão e o vinho realmente se tornem respectivamente o corpo físico de Cristo.
2-Outros acreditam que o pão e o vinho permanecem inalterados, mas Cristo está espiritualmente presente no pão e no vinho.
3-E ainda outros acreditam que o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. De forma geral, os cristãos concordam que participar da Ceia do Senhor é um elemento na fé cristã e que apresença, da forma que entendemos nos fortalece espiritualmente.
O que é esse Novo Testamento ou nova aliança? Na aliança antiga, as pessoas podiam aproximar-se de Deus somente por meio dos sarcedotes e do sistema sacrifical. A morte de Jesus na cruz introduziu uma nova aliança entre Deus e nós. 25 Vejam que Jesus disse: “Fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim”. Como nos lembramos de Cristo n Ceia do Senhor? Pensando no que ele fez por nós e por que o fez.
Nos 27 ss- Paulo deu instruções especificas a respeito de como a Ceia do Senhor deve ser observada.
1-Devemos participar dela com uma atitude de reflexão, porque estamos proclamando que Cristo morreu pelos nossos pecados 26. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
2-Devemos participar dela de modo digno, com a reverencia e o respeito devidos (27), Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
3-Devemos nos examinarmos antes de participar da Ceia do Senhor (28) Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
4-Devemos ter consideração pelos outros, esperando até que todas as pessoas estejam prontas para comermos juntos.
Não discernir ou não honrar o corpo do Senhor consiste em não entender o que a Ceia do Senhor significa nem distinguir-la de um alimento comum. 29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
O fato de algumas pessoas terem morrido pode ter sido um julgamento especial e sobrenatural sobre a igreja de Corinto. Mas fala também daqueles que já estão com suas mentes cauterizadas. 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Conclusão: Todos nós devemos estarmos preparados para esse ato muito significo, pois todas as vezes que participamos da Santa Ceia do Senhor relembramos a sua morte e ressurreição.

Teresina PI,19 de março 2011

Nenhum comentário: