sexta-feira, 25 de março de 2011

CULTO DE DOUTRINA 2ª CONGREGAÇÃO DIRCEU II



TEMA - A ORAÇÃO MODELO
TEXTO - Mt 6:5-15. 5.E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens.
6-Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
7-E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8-Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.
9-Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, antes de vós lho pedirdes. 10
10-Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
11-O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
12-E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
13-E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.
14-Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.
15-Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Introdução: A oração nada mais é do que um lialogo (conversa) entre o homem e Deus, pois quando oramos falamos com Deus e Ele nos ouve e responde as nossas petições.
6.5- COMO OS HIPÓCRITS - os ipocritas oravam nas praças e esquinas das ruas para serem visto pelos homens, buscavam a sua propria gloria.
6.6- TÚ,QUANDO ORAIS - Todo filho de Deus deve tern um lugar a sós com Deus a fim de buscá-lo, sem isto, a oração secreta não terá a duração desejada ou sera algo casual. Jesus mantinha lugares secretos para orar Mt 14:23 E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. Nós, também, devemos disciplinar nossa vida a fim de mantermos nossa comunhão com Deus. A oração secreta é especialmente importante:
1-De manhã cedo,para dedicarmos a Deus nosso dia.
2-No fim da tarde, para render-lhe graças por suas misericordias.
3-Nos momentos em que o Espírito nos impulsiona a orar. A promessa que é que nosso Pai nos recompensará, com sua presença intima, e com honra genuina por toda eternidade.leia os vv,7,8.
6:9- ORAREIS ASSIM - Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Nesta oração modelo, Cristo indicou áreas de interesse que devem constar da oração do cristão. Esta oração contém seis petições: três dizem respeito à santidade e à vontade de Deus e três dizem respeito às nossas necessidades pessoais. A brevidade desta oração não significa que devemos ser breves quando oramos. Às vezes Cristo orava a noite inteira. Lc 6:12 E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.
6.9- PAI NOSSO... NOS CEUS, A oração envolve a adoração ao Pai Celestial.
(1) Como Pai, Deus nos ama, cuida de nós e anela comunhão e intimidade conosco. Em Cristo, temos acesso ao Pai, em todo tempo, para adorá-lo e expressar-lhe as nossas necessidades.
(2) Deus como nosso Pai, não significa que Ele seja como nosso pai terrestre, que tolera o mal nos filhos ou que deixa de disciplina-los corretamente. Deus é um Pai santo, que se opõe terminantimente ao pecado. Ele não tolera a iniquidade, mesmo naqueles que o chamam de Pai. Seu nome deve ser santificado.
(3) Logo como Pai celeste. Ele pode castigar, tanto quanto abençoar, reter, tanto quanto dar, agir com justiça e também com misericordia. Sua maneira de atender seus filhos depende da nossa fé e obediência para com Ele.

6.9- SANTIFICADO SEJA O TEU NOME - O maior empenho em nossas orações e na nossa vida deve concentrar-se na santificação do nome de Deus. É da maxima importância que o proprio Deus seja reverênciado, honrado, glorificado e exaltado Sl 34:3 diz: Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome.
Em nossas orações e em nosso viver diario, devemos ter o maximo zelo com a reputação de Deus, da sua igreja, do seu evangelho e do seu reino. Fazer algo que cause esandalo para o nome e o caracter do Senhor é um pecado horrivel que o expoe a vergonha pública.
6:10 - VENHA TEU REINO - A oração deve ocupar-se com o reino de Deus na terra agora e com seu pleno cumprimento no futuro.
(1) Devemos orar pela volta de Cristo e pelo estabelecimento do reino eterno de Deus. Ap 22:20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus
(2) Devemos orar pela presença e manifestação espiritual do reino de Deus agora.
6:10 - SEJA FEITO A TUA VONTADE - Orar “seja feito a tua vontade”, significa que anelamos sinceramente que a vontade e o proposito de Deus sejam cumpridos em nossa vida e navida da nossos familiares.
6:11 - O PÃO NOSSO DE CADA DIA - Fp 4:19 A oração deve conter petições concernentes às nossas necessidades diarias. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
6:12 - PERDOA... ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS - Na nossa oração devemos tratar dos nossos pecados também estar dispostos a perdoar aqueles que nos fizeram mal vv, 14,15.
6:13 - LIVRA-NOS DO MAL - Todos os crentes são objetos especial da hostilidades e dos maus propósitos de Satanás. Por essa razão nunca devemos esquecer de orar para que Deus nos livre do poderio e das tramas do inimigo. Lc 11:26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro..
6:15 - SE, PORÉM..PERDOARDES AOS HOMENS - Esta declaração de Jesus salienta o fato de que o crente esta pronto e disposto a perdoar as ofensas sofridas da parte dos outros. Caso ele não perdoe seu ofensor arrependido, Deus não o perdoará e suas orações não terão respostas.Aqui está um principio essecial para obtermos o perdão de Deus.
CONCLUSÃO - Não nos enganemos, jamais alcançaremos o perdão de Deus, se não tivermos tivermos disposição para perdoar os outros mesmo quando cometem injustiças contra nós.


Teresina Piauí, 20 de março de 2011

Reinério Dantas Campos Verdes
Pastor Superintendente do setor “B” Sudeste

Nenhum comentário: