domingo, 6 de março de 2011

Culto de doutrina 2ª Congregação Dirceu II

TEMA - CONSERVANDO A CHAMA DO AVIVAMENTO
TEXTO- O FOGO ARDERÁ CONTINUAMENTE SOBRE O ALTAR NÃO SE APAGARÁ (Lv. 6:13)
Introdução: Muito se tem falado de avivamento, ouvimos muitos pregadores declarar que a igreja vive um "avivamento". Porém, será que isso é verdade? O que é mesmo um avivamento?
Definição: Avivamento é a aquisição, o retorno e a conservação da vida espiritual em toda plenitude. Aquisição para o que já mais experimentou o avivamento, retorno para os que haviam perdido e conservação para o que já possui. O avivamento leva-nos a termos uma vida mais intima com o Senhor.
1-Espiritual - (1 Co 3:1) "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mais como a carnais, como meninos em Cristo".
2- Frutífera - 15:1-5
3 - Poderosa - (At 1:8)
4 - Submissa à Palavra de Deus (Jo 17:17)


PASSOS QUE NOS LEVAM A UM AVIVAMENTO
1 - Retorno à Palavra - O avivamento está condicionado à Palavra, à fé que produz o avivamento e que é oriunda da Palavra de Deus R(m 10:11,17). A Escritura diz: "Todo aquele que nele crer não será confundido.De sorte que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus". Se a Palavra ocupar o lugar que lhe é devido nos cultos e nos corações dos crentes (Sl 119:11), ela não somente provocará, como também manterá o avivamento. A Biblia é inspirada por Deus (2 Pe 1:20,21) e, sabendo que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação - pois a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas por homens inspirados pelo Espírito Santo -, a Biblia PE é a base da estrutura da Igreja, onde tudo o que se faz tem apoio nela. Ela é como um leito onde corre o rio abençoando (Jo 7:37-39).


2 - Retorno à oração - O avivamento sempre é precedido de muita oração. A igreja de Jerusalém nasceu com oração. Durante 10 dias, os discípulos permaneceram em oração e súplica (At 1:14). Todos estes permaneceram unanimente em oração e súplica, com as mulheres e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos buscando a promessa do Pai (Lc 24:49,50 e At. 1:12,13 ). "Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das oliveiras, o qual estava perto de Jerusalém, à distancia do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e Andre, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simã, o Zelote, e Judas, filho de Tiago".
A oração é precedida de grandes avivamentos;Elias orou e logo veio fogo dos céus (Tg 5:17,18).


3 - Retorno as missões evangelizadoras - Revestidos de poder os discípulos retornaram a missão de evangelizar imediatamente, resultando numa colheita de quase 3.000 almas (At 2:14-41).
4 - Assumindo o Evangelho completo de Cristo. A salvação das almas é a tarefa prioritária da Igreja (Mc 16:15), porém, o sucesso dessa obra está em assumirmos o evangelho de Cristo (At 1:8 e Zc 4:6b), "Não por força ou violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos".
Uma vez sendo avivados, precisamos manter este avivamento.

COMO MANTER O AVIVAMENTO
1 - Vivendo uma vida de temor ao Senhor (At 2:4243) "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos". Temer a Deus não é a mesma coisa que ter medo de Deus, é reverenciá-lo e temer pecar contra Ele (Sl 119:11); é desviar-se do mal (Jó 1:8 e 2:3); é aborrecer a arrogância, o mal caminho e a boca perversa (Pv 8:13); é pensar e orar antes de agir.
Avivamento e temor estão intimamente ligados. Havia temor na igreja primitiva (At 2:43), por isso os sinais ocorriam com tanta freqüência. Se a Igreja andar no “temor do Senhor haverá consolação do Espírito Santo” At 9:31 e muitas almas experimentarão o avivamento prometido pela Palavra de Deus, o Senhor fará obra em nós (Sl 119:38), "Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor".
2 - Perseverando no estudo da Palavra (At 2:24) "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". A igreja de Jerusalém recebia constantemente o estudo da Palavra (At 5:4,5). O estudo era ministrado pela inspiração do Espírito Santo (Hb 2:3 e 1:1,2).
3 - Vivendo em Oração (At 2:42) A igreja em Jerusalém orou e recebeu o avivamento, continuou orando e o avivamento se manteve.
4 - Mantendo a comunhão dos santos (At 2:42) Era um o coração e a alma dos que criam (At 4:32) a igreja era verdadeiramente unida. Não havia barreiras sociais, culturais nem raciais. A inimizade entre judeus e gentios haviam sido derrubada. A Bíblia diz que “todos os que criam estavam juntos” (At 2:44).
Conclusão: Ponhamos todos os esforços no sentido de manter a tocha do avivamento bem acessa em nossas vidas. Somente assim, poderemos ser uma benção nas mãos de Deus onde estivermos. E o seu propósito em nós será plenamente cumprido.

Nenhum comentário: